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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197

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Título: Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível
Autor(es): NASCIMENTO, Libânia Conceição
Palavras-chave: Autoavaliação da aprendizagem matemática; Artefatos digitais; Aprendizagem visível
Data do documento: 21-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Libânia Conceição. Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os avanços tecnológicos e os novos paradigmas educacionais estão possibilitando novas estratégias avaliativas com foco na aprendizagem visível e na participação ativa do aluno, com vistas ao sucesso. Ao longo de mais de meio século, tem-se debatido e questionado a autoavaliação da aprendizagem como uma estratégia formativa capaz de ajudar o aluno a monitorar, controlar e regular ativamente o seu processo de aprendizagem com o propósito de alcançar os objetivos de aprendizagem mais adequados. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar as práticas autoavaliativas da aprendizagem no ensino da Matemática e os possíveis artefatos digitais utilizados nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes, à luz da aprendizagem visível. A abordagem qualitativa e exploratória realizada por meio das etapas deste estudo nos conduziu para uma compreensão profunda desse fenômeno, com foco na experiência dos participantes. O lócus da pesquisa se deu no Espaço de Formação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e os sujeitos foram os professores de matemática dos anos finais das escolas de tempo integral. Os dados provenientes do grupo focal foram codificados, analisados e interpretados de forma sistemática e organizada por meio dos Ciclos de Codificação de Saldaña, que possibilitaram as categorias de análise. Os resultados revelaram que os professores não possuem conhecimento teórico sobre autoavaliação da aprendizagem e aprendizagem visível, e, por essa razão, a autoavaliação é tratada como mais um instrumento avaliativo, sem caráter formativo e sem nenhuma intervenção sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, compreendemos como relevante colaborar com os estudos acerca da autoavaliação da aprendizagem matemática na perspectiva da aprendizagem visível, como caminho para melhorar a qualidade da aprendizagem matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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